quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PRECONCEITO eu já vivenciei... E você?




Você já passou por algum tipo de PRECONCEITO ao longo de sua vida? Pois é, hoje me ocorreu um tipo de discriminação que eu ainda não conhecia. Fui julgada por ter pouca IDADE! Ora, mas se eu fosse mais velha então seria boa o bastante? Gostaria de ter indagado a pessoa que me disse isso, mas não me senti a vontade o bastante para fazê-lo. Talvez ela se sentisse, de certa forma, "afrontada" pela minha personalidade atrevida, ainda mais em tal ocasião. E agora fico aqui pensando em mil coisas que eu poderia ter feito ou dito... Mas nada disso adianta mais, já passou o momento ideal para se fazer isso.

Honestamente, acredito que uma pessoa é IGNORANTE ao julgar outra menos capaz por ter pouca idade. Nunca passei por isso em toda a minha vida! Acho que as pessoas devem ser avaliadas de acordo com suas vivências e habilidades, e não por sua idade. Quem determinou este ser um critério de avaliação? Na minha singela opinião, foi uma opção pessoal definir isto. É o mesmo que pensar que um Engenheiro Químico formado que nunca trabalhou na vida é mais qualificado do que alguém que cursa a mesma Engenharia e trabalha desde cedo. É claro que o embasamento teórico maior é de quem já se formou, com certeza! Mas e a vivência no chão de fábrica? Apenas o formando que trabalha para pagar seus estudos possui! Precisa-se ter a noção de que não são todos que conseguem uma bolsa de estudos ou nasceram em um berço rico. Não são todos que conseguem uma boa oportunidade de emprego para crescerem na vida. E se nenhuma empresa abrir oportunidades para os indivíduos mostrarem serviço, ninguém poderá entrar no mercado de trabalho!

Infelizmente isso me desanima a cada dia mais, pois não importa o quão qualificada eu seja, quantos idiomas eu domine, quantos cursos eu possua ou quanta experiência eu tenha: uma FACULDADE nos dias de hoje é absolutamente NADA! As empresas buscam, além de um profissional multifuncional e capacitado, um perfil com um "quê" que eu ainda não compreendi. Elas buscam algo a mais dentro das pessoas. Talvez eu precise entender isso para depois conseguir um bom emprego ou talvez essa "coisa" já esteja dentro de mim e eu nem me dei conta disso!

Gostaria que a pessoa que me disse isso lesse este texto. Sei que ela não iria mudar sua opinião sobre o assunto, mas com certeza ia esclarecer a MINHA! Talvez isto seja um PRÉ-CONCEITO embasado em acontecimentos vividos com outros empregados, mas certamente não é um fator determinante. Sempre existem as EXCESSÕES, não é mesmo? Não sou a melhor pessoa do mundo, a mais inteligente, mas tenho capacidade e principalmente, INTERESSE em eprender. Tenho como objetivo principal terminar minha faculdade, não importa em quantos anos isso se concretize. Mas uma coisa é certa: conheço muito bem minha profissão e sei bem o que eu quero para a minha vida. Tenho metas traçadas para ela! E serei mais cedo ou mais tarde ENGENHEIRA QUÍMICA, com todas as letras! Não preciso provar isso à ninguém, eu sabendo disso já basta. O que será meu terei que AGUARDAR um pouco mais de tempo, mas tenho certeza de que valerá a pena! E fico feliz em saber que não são todos os empresários que pensam desta forma, do contrário até os meus trintas anos eu jamais iria conseguir um emprego descente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário