segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IDEALIZAÇÃO = DECEPÇÃO + SOFRIMENTO

Idealizamos tudo em nossa vida: como vai ser a nossa formatura, o dia em que vamos nos casar, como vai ser o rostinho dos nossos filhos, a pessoa amada. Absolutamente tudo é idealizado. O porém é que isso não é REAL, só na nossa imaginação.

Quando descobrimos que algo não vai ser da maneira como imaginamos vem a chegada de um outro sentimento: a DECEPÇÃO. Isso porque tudo é perfeito em nossa mente. Só que a vida real não é assim... As pessoas não são perfeitas, nem mesmo você que está lendo isso é.

Mas porque idealizar a vida se a gente sempre se decepciona depois? Isso porque a gente mascara os problemas, vivendo um conto-de-fadas. É mais fácil fazer isso do que encarar a dura realidade. É difícil ver que somos imperfeitos e que as pessoas e as coisas também são. Dessa maneira, é mais fácil viver em um mundo de fantasia.

Mas uma pessoa não consegue ficar idealizando a vida para sempre. Algum dia vai acontecer alguma coisa que vai fazer com que ela enxergue a situação como ela relamente é. E aí, após a decepção, vem o SOFRIMENTO. A pobre criatura simplesmente perde o chão, parece que veio de outro planeta e foi parar na Terra. Isso são analogias, é claro, mas que retratam muito bem como uma pessoa se sente depois de acordar de um "sonho".

Mas a gente escolhe SOFRER ou não. Isso depende de cada um, da maneira como vai encarar a realidade a partir de então. Quem escolhe sofrer não aceita a situação, e se sente mal por não conseguir entender porque as coisas são simplesmente do jeito que são. Quem aceita a situação aprende a amar aquilo que nunca havia visto antes, mas que agora faz parte do seu dia-a-dia.

Por isso meu conselho é: encare as pessoas e tudo ao seu redor de uma maneira real, verdadeira. Não viva em um mundo de fantasia. Fazer isso é pedir pra se decepcionar mais tarde. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário