domingo, 11 de dezembro de 2011

PRECONCEITO... Vale a pena?

Não consigo dormir... Aí assisti a um filme e me apareceu inspiração para escrever. Bom, como havia postado lá no meu Facebook, assisti ao filme "Austrália" pela segunda vez e emocionei-me novamente. Como eu "quase" não sou chorona, hehehe... Quem me conhece, sabe! =) - Mas voltando ao assunto... É tão incrível ver que o AMOR pode atravessar barreiras como as classes sociais e o preconceito com os negros.

Pra mim, quem tem preconceito é gente PEQUENA. Agora eu vou "descer a lenha" mesmo, quem quiser que me julgue depois. Vivemos em um mundo cheio de desigualdades em todos os níveis e eu me faço a seguinte pergunta: "O que levamos desta vida quando morremos?" - A resposta para essa pergunta é simples, mas nem todos pensam igual a mim. Tem gente que acha que levamos as coisas materiais, status, dinheiro, mas na verdade nada disso importa. O que a gente leva são as lembranças dos momentos bons com as pessoas que amamos e todas as coisas que vêm do coração. Somos de carne e osso, e isso só importa enquanto estamos vivos. Depois, o que vale é o que nos fez engrandecer a alma durante a nossa caminhada.

E se não levamos nada desta vida, por que ainda existe tanto PRECONCEITO? É porque muitas pessoas ainda não se deram conta disso. A melhor maneira de ilustrar essa idéia é contando a história do meu bisavô, que era racista ao extremo. Eu não cheguei a conhecê-lo, mas minha avó conta esta história com nítidos detalhes. Seu pai odiava todos os negros que estavam ao seu redor. Ele sentia nojo, raiva. Mas quando morreu de câncer no hospital, quem cavou sua cova e o enterrou foi um NEGRO. Adiantou odiar eles tanto assim? Não vale a pena evitar as pessoas por causa de classe social, cor ou opção sexual. Dê uma chance de conhecê-las melhor, aí pelo menos se você não gostar delas pode dizer que é pelo CARÁTER, mas não pelo estereótipo. Isso sim é ser GRANDE de alma e coração!

O que define uma pessoa é o CARÁTER e é somente por ele que devemos julgar alguém. Ele mostra exatamente como a pessoa é, nos seus mínimos detalhes. As vezes é difícil jogar fora todos esses pré-julgamentos e pensar diferente, mas se todos mudassem não veríamos as pessoas de destratando desta maneira deplorável que vemos hoje. Por isso pense, será que vale a pena? Talvez você esteja desperdiçando de conhecer pessoas interessantíssimas e de espírito elevado por mero preconceito. E isso não é de agora, vem de gerações!

Eu, sozinha, não posso fazer muita coisa. Apenas fico indignada com esta situação que aflige milhares de pessoas todos os dias. Mas com certeza, se eu tivesse o PODER nas minhas mãos, seria como a Sara do filme que assisti há pouco. Seria uma mulher polêmica, que fez a diferença e não estava nem um pouco preocupada com a opinião alheia. Mas por outro lado, seria muito ODIADA também, pois tudo o que vai contra a maioria não é bem visto pela sociedade. Na verdade, é somente JUNTOS que fazemos a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário