quinta-feira, 3 de março de 2016

Ter Mestrado e Doutorado não irá lhe fazer um Bom Profissional

Como tudo na vida, existem professores e professores. Existe aqueles que lhe dão uma aula tão maravilhosa que, ao término, dá vontade de dar-lhes um abraço e dizer: "Muito obrigado por sua dedicação e talento". Em compensação, existem outros que se acham "os tais" por seus títulos de Mestrado e Doutorado, que nada condizem com sua metodologia em dar uma boa aula. Aliás, esse é um tema sobre o qual eu gostaria de colocar em pauta: ter Mestrado e/ou Doutorado não irá lhe fazer um bom professor. Antes de tudo, é preciso AMAR esta profissão que se, vivida com carinho e alegria, nos trará grande felicidade e satisfação pessoal. Aquele brilho no olhar que só quem tem paixão pelo o que faz tem, o qual eu já tive o prazer em observar ao longo desta minha jornada de estudos desde os tempos da escola até a Faculdade de Engenharia atualmente.

Estamos no Século XXI, é possível ainda que algum professor não esteja familiarizado com as tecnologias utilizadas em sala de aula atualmente? Fazer slides resumindo o conteúdo não é coisa para aluno "preguiçoso" como alguns dizem, e sim dá muito mais tempo para o professor explicar bem a matéria, tirar dúvidas, resolver exercícios complexos. Ou seja, alunos e professor terão uma aula muito produtiva, mas isso fica a cargo do profissional em PREPARAR uma boa aula, tirar um pouquinho do seu momento de descanso e se dedicar para tal fim. Fazer uma turma de quase trinta alunos do turno da noite, que trabalham e já estão cansados, ficar copiando mais de seis páginas no primeiro dia de aula, ou seja, 90% do tempo da mesma, explicando "mal e porcamente" um conteúdo complicado, só pode ser uma PIADA.


Mas o pior ainda não mencionei: algum de vocês já viram um professor ficar "tirando sarro" da cara dos alunos por eles não terem compreendido tal matéria explicada superficialmente? Soltar GARGALHADAS para a turma por causa disso não é ser um profissional qualificado, sério e que, acima de tudo, possui RESPEITO por aqueles indivíduos que estão ali pagando o seu salário. E quando ele perguntava para o pessoal se tinham entendido a matéria, ninguém perguntava nada, pois ele estava fazendo com que a turma em questão fosse dominada à base do MEDO. Nunca tinha visto isso na minha vida, é coisa dos nossos antepassados fazer com que uma sala de aula em geral faça silêncio e preste atenção desta forma.

Gente, tudo isso é REAL. Vivenciei isso ontem e jamais tinha pensado em trocar o meu curso para outra Universidade aqui da cidade, mas agora isso está em julgamento. Acho um desrespeito da parte deste profissional ter PRECONCEITO, isso mesmo, preconceito, porque mais de 90% da turma é do Curso de Engenharia de Computação e ele é professor do Curso de Engenharia Elétrica. Ouvi um "Que merda!" saindo da boca dele por conta disso e a mão da presente aluna, que estuda um monte e se dedica para ser uma boa profissional no futuro, que faz a Avaliação Online dos professores todos os anos, chega a TREMER. Isso com certeza será retratado na Avaliação deste ano, mas infelizmente não tenho certeza de que será ouvido.

Espero de coração que os responsáveis façam algo a respeito, pois esse profissional não deveria estar dentro de uma sala de aula e sim em uma sessão de terapia com um psicanalista, a fim de entender qual é o motivo da sua RAIVA interior. Nós, alunos, não temos culpa de sua insatisfação ou problemas pessoais. Só queremos ter uma boa aula, e não sermos MASSACRADOS com um conteúdo impossível de entender sem irmos em busca de livros, vídeos na internet ou aulas particulares - e modéstia a parte, nunca tive problemas com aprendizado, mas ontem saí da aula sem entender NADA mesmo. Cheguei em casa e estava brava, com RAIVA por alguém tão escroto assim existir e ser obrigada a conviver um semestre inteiro com ele.

Caros colegas, que possamos sobreviver e APRENDER, nem que seja por conta própria. Que tiremos notas excelentes em suas provas e trabalhos, a fim de mostrar que nós, alunos do Curso de Engenharia de Computação, não somos FRACOS como ele pensa. Eu tenho esse objetivo e no final do semestre volto para contar essa história para vocês. Grande abraço e muito obrigada a todos que leram esse sincero DESABAFO até o fim. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário