quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ENSINAR é tudo de bom!




Foi através das Aulas de Monitoria que ministrei este semestre na Faculdade que descobri em mim uma nova paixão: a de ENSINAR. Muitas pessoas falam coisas ruins a respeito de ser professor, mas eu particularmente discordo. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, precisamos de um professor para semear dentro de nós a sementinha do CONHECIMENTO. É justamente por esse motivo que ninguém deve desmerecer o trabalho de um professor, pois ele participa ativamente da construção de uma sociedade melhor.

Vejo muitas pessoas querendo ser Professores Universitários hoje em dia, mas a hipocrisia é que ninguém se interessa em lecionar para as crianças e adolescentes das nossas escolas públicas. Já dizem os especialistas de educação: "Precisamos melhorar a qualidade da nossa BASE ESCOLAR." - Não é à toa que vejo muitos colegas meus, parceiros do Curso de Engenharia, penando para passar em Disciplinas de Cálculo, Física e Química. OK, alguns não tem a mínima vontade de estudar, porém outros se esforçam e realmente têm muita dificuldade para compreender o básico oferecido pela graduação por terem uma base ruim na escola. É nesse sentido que as aulas de Monitoria vêm auxiliar os alunos, retomando os conceitos da base escolar e auxiliando nos conteúdos do Curso de Graduação.

Nos últimos dias tenho vivido um "inferno astral": continuar no Curso de Engenharia de Computação ou fazer Licenciatura em Matemática? Fazer os dois ao mesmo tempo? Ou terminar a Engenharia e depois fazer as Disciplinas restantes no curso de Licenciatura? Pois é, optei pela última opção. Me parece mais adequado no momento, mas tenho certeza absoluta que se eu tivesse tido essa experiência de dar aulas antes de começar o Curso de Engenharia, teria feito vestibular para o Curso de Licenciatura em Matemática.

Não basta querer ser um bom professor, é preciso se dedicar muito, entender do assunto, ter paciência para explicar a mesma coisa várias vezes se necessário e principalmente: ter uma boa DIDÁTICA, a fim de conseguir transmitir conhecimento aos alunos. Mas aqui faço uma observação: isso não quer dizer que o professor tenha que saber TUDO. Eu como Monitora este semestre me peguei em diversas situações em que não sabia resolver algumas questões, e muitas vezes pedi auxílio para os meus professores ou estudei por conta a fim de conseguir ensinar. Gosto desse tipo de desafio, de ser autodidata e de ter esta independência nos estudos. Além do mais, quando você ensina algo para outra pessoa, você aprende EM DOBRO e nunca mais esquece. Se tiver dúvidas sobre isso, faça o teste e comprove!

Atualmente estou cursando o Curso de Engenharia e preciso buscar uma colocação no mercado de trabalho em um emprego na área, mas não descarto a hipótese de me tornar professora depois de me formar. Quero e vou fazer a minha tão sonhada Licenciatura em Matemática depois de me graduar (há aqueles amigos que me chamam de LOUCA por isso, hehehehe), também gostaria de fazer pós-graduação, mestrado e doutorado, contudo, antes de dar aulas em uma faculdade, gostaria de dedicar um dos meus turnos de trabalho para lecionar nas escolas do nosso Brasil. E esse pensamento vem de encontro com o último texto que eu postei recentemente sobre "Ganhar o Suficiente para Viver Bem e Ser Feliz". Não sou idealista, apenas ACREDITO NA EDUCAÇÃO. É através dela que nos tornamos pessoas melhores em tudo o que fazemos, é claro, juntamente com o nosso esforço e dedicação.

Já comecei outros Cursos de Graduação e tranquei, e posso dizer com toda a certeza do mundo que nunca me senti tão confortável passando o meu conhecimento para outras pessoas com relação a um assunto que eu tenho adoração. As vezes penso que após 26 anos de vida eu fui descobrir isso... Me sinto velha demais! Mas não vou desistir, preciso continuar indo sempre em frente. E esse é mais um dos meus SONHOS que estão "guardados no bolso", apenas esperando o momento certo de serem colocados em prática. Se Deus me der saúde e disposição ao longo de todos esses anos que eu ainda precisarei trilhar, acredito conseguir chegar lá.

4 comentários:

  1. Muito legal Karine!!!

    Eu também dou aulas, mas voltado para as crianças, dou aulas de informática.
    Acredito que estamos em um período onde as coisas se perderam um pouco na educação básica. Nos últimos anos, de informática básica, estou ensinando apenas um pequena porcentagem do conteúdo total. O governo acredita que, no trabalho que desempenho, a informática atraia os jovens para outras atividades, e fica só nisso... Atração.
    Nos últimos tempos acabou a "meritocracia", onde o aluno passava se tivesse uma melhor nota, e quem não atingisse a média, ia para recuperação ou era reprovado. Agora tem um tipo de "progressão" (desculpa, entendo pouco do assunto, mas conheço o resultado), no qual o aluno passa só por ter ido na aula, sem a garantia de ele aprendeu. Acho lamentável.
    Já as Universidades são os "Eldorado" dos professores. Tem uma remuneração interessante, uma "liberdade" maior de trabalho e até uma "despreocupação" com a matéria. Já vi professores universitários militando para algum tipo de partido ou governo. Complicado né!!!
    Desculpa o comentário quilométrico...
    Siga teus sonhos e seja uma grande professora, sem esperar recompensas... Pois elas virão das maneiras mais sutis, e serão as melhores sensações do trabalho.

    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andri! Tudo certo?!

      Poxa vida, só hoje vi que tinha mais comentários seus por aqui! Mas que bom, hehehehe!! :)

      Sim, o Teilor já tinha comentado comigo que você dava aulas de informática, mas eu não sabia exatamente que faixa etária eram as suas turmas. Achei muito válida e gratificante essa experiência que tive o ano passado em dar aulas de reforço de Matemática e Química para os alunos da Faculdade, pois sempre foram disciplinas que eu me identifiquei muito nos tempos de escola.

      Dizem que todo o Engenheiro pode dar aulas de Matemática se fizer um Mestrado/Doutorado na área, mas eu quero mais: quero fazer a Licenciatura depois para me especializar e saber TUDO a respeito dos números. Quero ter uma experiência com alunos do ensino básico para somente depois partir para a área acadêmica, pois aí sim estarei estarei mais confiante e pronta para enfrentar novos desafios - tudo isso aliado à minha cerreira na Engenharia, a qual eu gostaria de seguir paralelamente. Tenho tantos SONHOS que não sei se apenas em uma vida eu seria capaz de realizar, hahahaha!

      Excluir
    2. E tem mais: a Educação Brasileira está fadada ao ridículo. Jovens de hoje em dia acham qualquer coisa mais interessante que os bons e velhos livros. É claro que existem alunos excelentes, não podemos generalizar! Mas o que vejo é gente reclamando que precisa ESTUDAR - até mesmo no nível da Graduação.

      Enfim, concordo contigo que a Informática é uma ciência importantíssima que, se for aprofundada em alguma área desde cedo pelos pequenos, teremos grandes profissionais capacitados no futuro! Mas para isso, temos que tirar um pouco da "diversão" que existe nesses cursos, como você mesmo falou!!!

      É mais ou menos como eu escrevi no último texto aqui do Blog: existem Professores e Professores. Não adianta ter um Mestrado e um Doutorado se o indivíduo não AMA o que faz. Com certeza, para esse tipo de professor existem "regalias" de todos os tipos! Mas nem todos são bons, pois só se aprende a ser professor dentro de uma sala de aula, seja ela qual for.

      Muito obrigada pelo seu comentário! Com certeza seguirei em busca desse SONHO e espero de coração que você também continue nessa área, se ela lhe fizer FELIZ assim como faz para mim. Aquela sensação de "Dever Cumprido" e "Que bacana, ele conseguiu entender da maneira que eu expliquei" vale mais do que qualquer DINHEIRO no mundo para mim.

      Abração e até logo. :)

      Excluir
    3. *** OBS: E você falou do seu comentário "quilométrico", olha só o meu então?! HAHAHAHA, fazer o quê, se eu gosto de ESCREVER... ;)

      Excluir